
Kennedy Fuller foi tão talentosa como ginasta que se tornou campeã estadual no Texas em sua categoria de idade e chegou a figurar na lista das 100 melhores jovens ginastas dos Estados Unidos quando tinha oito anos. Depois de decidir abandonar a ginástica pelo futebol, já que as exigências para competir nos dois esportes em alto nível se tornaram grandes demais, a meio-campista ofensiva dos Estados Unidos, muito cotada, está agora pronta para dar o próximo grande salto na carreira na Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA Polônia 2026. A estrela do Angel City marcou duas vezes no Campeonato Feminino Sub-20 da CONCACAF de 2025, enquanto a seleção dos Estados Unidos chegou às semifinais e garantiu vaga para a competição global. Ela agora espera ansiosamente o sorteio, no EC1 Cultural Center, em Lodz, nesta sexta-feira, quando os Estados Unidos vão descobrir quem vão enfrentar na fase de grupos, em busca do quarto título e do primeiro desde 2012. Fuller tem bastante experiência internacional, tendo brilhado na Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA República Dominicana 2024, onde marcou quatro gols e deu três assistências para ajudar os Estados Unidos a terminar em terceiro lugar, recebendo a Bota de Prata adidas como a segunda maior artilheira do torneio. Antes do sorteio, Fuller conversou com a FIFA sobre sua trajetória na ginástica, a passagem da Sub-17 para a Sub-20 e por que quer enfrentar a Espanha na Polônia 2026, se for convocada.
FIFA: Pode nos contar sobre sua trajetória na ginástica?
Kennedy Fuller: Comecei a fazer ginástica quando era bem pequena. Meus pais me colocaram nela para trabalhar equilíbrio, coordenação e flexibilidade, que são superimportantes para uma atleta. Eu amava escolher os collants, criar minhas próprias coreografias e tudo isso. Era muito divertido, mas chegou ao ponto em que eu fazia ginástica e futebol ao mesmo tempo. Eu ia para a escola e fazia quatro horas de ginástica e depois uma hora e meia de futebol. Isso ficou demais quando a escola começou a pesar mais e o futebol ficou mais competitivo, e as competições de ginástica ficaram extremamente exigentes. Então tive que escolher entre o futebol e a ginástica, e uma das coisas que eu mais amava no futebol era a sensação de ter o time atrás de mim e poder viver as vitórias e as derrotas junto com minhas companheiras.
Só para termos uma ideia, quão boa você era na ginástica?
Fui campeã estadual de ginástica no meu ano de quinta série, e foi muito divertido. Consegui competir contra as melhores do Texas e acabei ficando bem colocada, então foi uma experiência muito boa. Depois daquele torneio, passei um ano na categoria Xcel de ginástica, que era competitiva, mas exigia menos tempo. Ainda assim, estava ficando demais, então parei e me concentrei no futebol. A ginástica realmente me ajudou, porque é preciso ter muita força mental quando você a pratica, já que você está constantemente falhando e falhando até acertar, o que é muito difícil para uma atleta, porque você quer ser perfeita e acertar sempre. Então foi bom para mim, porque eu aprendia cada vez que caía ou errava minha apresentação.
Como você vê, em retrospecto, a Copa do Mundo Sub-17 de 2024, na qual você foi uma das destaques do torneio?
Experiência internacional é algo que não se compra, e é muito importante para uma jovem jogadora que aspira estar na seleção principal. A técnica da seleção principal dos Estados Unidos, Emma Hayes, valoriza muito os torneios de base e conseguir entrar no maior número possível de jogos de base, e isso é algo que eu realmente admiro nela. Tive a sorte de poder jogar uma Copa do Mundo, torneios da Concacaf, eliminatórias e vários amistosos, e ganhei muito conhecimento com os diferentes adversários, já que, obviamente, os adversários não são os mesmos. Os times que enfrentamos na Concacaf são muito diferentes dos que enfrentamos na Copa do Mundo.
Como você tem visto a passagem para o nível Sub-20?
Tem sido ótimo. A Vicky [Jepson] é nossa técnica, e não tenho palavras suficientes para elogiá-la. Ela é uma técnica que entende as jogadoras, o que é muito importante. Ela trouxe e implementou a importância do time e da química entre nós, e o quanto somos próximas... e também nos fez acreditar na jornada, porque é uma jornada. Ela diz: 'O que fazemos é difícil, e temos que encontrar alegria no que fazemos', e ela realmente aplica isso em cada convocação. Poder aprender com ela tem sido um grande privilégio. Além disso, a Sub-20 é um jogo muito diferente da Sub-17. Há um salto enorme de nível, porque na Sub-17 não tínhamos muitas profissionais ou jogadoras universitárias, e algumas de nós estavam só no ambiente de clube, e agora temos muitas atletas profissionais e jogadoras universitárias de alto nível.
Como você avalia a campanha eliminatória da Concacaf para a Copa do Mundo Sub-20?
Fazer parte de um programa tão prestigiado e cair nas semifinais foi muito difícil para o time. Foi uma experiência de aprendizado enorme para nós. Muitas jogadoras tiveram suas primeiras convocações internacionais e seus primeiros gols e assistências, então também tiramos muitos pontos positivos disso. Mas, ao mesmo tempo, isso acendeu uma chama em nós: 'Mesmo se não vencermos, queremos ser difíceis de vencer.' Sentimos que no jogo [contra o Canadá] não jogamos como esperado, mas, ao mesmo tempo, aprendemos muito. Desde então, temos feito um bom trabalho nos amistosos internacionais e também nas convocações domésticas.
O que mais te entusiasma na próxima Copa do Mundo Sub-20 na Polônia?
Poder continuar essa jornada com a Sub-20 é um grande privilégio. Obviamente, o objetivo é a Polônia, e quando a Vicky escolher o time, ela vai escolher as melhores jogadoras que ela achar, e nosso trabalho é, esperamos, tornar a vida dela difícil, então estamos ansiosas por isso, numa perspectiva pessoal. Se eu entrar na lista, espero que a gente enfrente a Espanha de novo em algum momento, já que elas foram nossa primeira derrota na Copa do Mundo Sub-17, e eu quero a revanche!
Por fim, pode nos contar sobre o momento recente que viralizou, de você conhecendo a Marta depois de um jogo recente da NWSL contra o Orlando Pride?
Eu sempre disse que a Marta é a GOAT (a maior de todos os tempos) do jogo, e poder conhecê-la, e ela lembrar quem eu era, foi incrível, porque ela é alguém sobre quem eu escrevia trabalhos de escola e tinha pôsteres na parede. Então, poder ter aquela experiência com ela, com algumas das minhas melhores amigas no jogo, elas ficaram todas surtando... Essa é uma das coisas ótimas da NWSL, que é podermos entrar na liga com 16, 17, 18 anos e conseguir jogar com algumas das jogadoras que admiramos a vida inteira. É uma parte bonita do jogo, e espero que todo mundo reaja a conhecer a Marta assim, porque ela merece isso.
Acompanhe o sorteio da Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA Polônia 2026
Registre seu interesse em ingressos para a Polônia 2026
Publicado originalmente pela FIFA em 14/05/2026: Fuller fala sobre ginástica, as eliminatórias da Concacaf e o encontro com Marta →