
Garcia mira liderar a Venezuela à primeira Copa do Mundo Feminina de sua história. A 'Vinotinto' está invicta na liderança da Liga das Nações Feminina da CONMEBOL. Jogos decisivos contra Colômbia, Argentina e Bolívia esperam em abril.
A bola cai a seus pés, pouco fora da área, e ela não hesita. Domina com um único toque, faz um ajuste rápido e finaliza no ângulo com um chute forte de pé direito. Por um instante, o tempo parece parar enquanto a goleira se estica para a bola. A rede balança, e Gaby Garcia abre os braços para comemorar com as companheiras de equipe.
Em menos de seis meses desde que chegou das ligas espanholas, a venezuelana trouxe serenidade, inteligência e alguns gols impressionantes ao Club América, consolidando-se como titular absoluta da equipe.
“Tento trazer uma sensação de calma e ‘apagar incêndios’ quando há muita ida e volta numa partida”, disse ela em entrevista à FIFA antes de três jogos cruciais para a Vinotinto.
Do meio-campo de um dos clubes que disputam o título na Liga MX Femenil, Garcia sonha em jogar a Copa do Mundo Feminina FIFA 2027™, um feito que a Venezuela nunca alcançou antes. Agora, porém, depois de um início promissor nas eliminatórias sob o comando de Ricardo Belli, esse sonho está quase ao alcance.
Com Garcia no coração do meio-campo, a Venezuela está invicta na liderança da tabela da Liga das Nações Feminina da CONMEBOL, tendo sofrido apenas um gol em quatro partidas, um sucesso que ela atribui à identidade imposta pelo técnico brasileiro Belli desde que ele chegou à equipe, em fevereiro do ano passado.
“Estamos desenvolvendo nosso próprio estilo de jogo, e isso tem aparecido nas eliminatórias”, comentou, refletindo sobre o bom início de sua equipe.
No entanto, o grande teste virá nas próximas três rodadas, com a Venezuela enfrentando a Colômbia em Cali, antes de receber Argentina e Bolívia.
“Estamos muito ansiosas pelos jogos de abril e para tentar garantir a classificação que desejamos e pela qual lutamos por tantos anos. Estamos a apenas um passo.”
A meio-campista de 29 anos também falou sobre seus primeiros meses na Liga MX Femenil e comentou o momento atual da seleção, com muitos motivos para otimismo.
Gaby Garcia: O time está entendendo isso cada vez melhor. Temos companheiras da Espanha, do Brasil, do México, dos Estados Unidos, da Nigéria e, incluindo eu, da Venezuela, e buscamos nos complementar. Para mim tem sido relativamente fácil, porque elas ajudaram muito e temos jogadoras de altíssimo nível, como Irene Guerrero, Sandra Panos e Geyse Ferreira, com experiência em alguns clubes realmente grandes. Aprender com elas e compartilhar minha experiência só pode ser positivo.
Sim, acredito que sim. Tento entender o que cada técnica quer de mim e o que posso contribuir. Quando comecei, jogava mais avançada, como atacante ou ponta, depois como meio-campista. No Atlético de Madrid joguei como pivô e cheguei aqui nessa função. Essa versatilidade foi o que me permitiu passar tanto tempo na Espanha e dar alguns saltos grandes na minha carreira.
Jogar como pivô é um pouco mais desafiador para mim, porque não avanço tanto, mas me adaptei e tenho mais contato com a bola, o que me dá mais clareza na construção de jogadas. Antes, como meio-campista, eu gostava do jogo de ida e volta e de entrar mais na área. Na seleção é diferente, porém. Lá, jogo um pouco mais livre, quase como uma 10 ou uma falsa 9. Aqui no América, tento cumprir minha função, mas ainda avanço quando posso.
Crença. Ele nos deu ambição. Antes, tínhamos jogadoras talentosas, mas não tínhamos o objetivo comum de que podíamos alcançar grandes coisas e estabelecer uma identidade clara no nosso jogo. Agora algo se encaixou e estamos prontas para competir com qualquer seleção. Hoje aproveitamos o dia a dia. Antes, não tínhamos essa alegria nos treinos, e isso aparecia em campo.
É uma responsabilidade enorme, que recebi do meu país. Tento manter a calma e liderar pelo exemplo. Quero que minhas companheiras se sintam confiantes para falar comigo livremente, independentemente de quem estiver com a braçadeira. Meu objetivo é dar o padrão nos treinos e dar o meu máximo para que todas as outras sigam esse exemplo.
Nossa união. Já tivemos gerações ótimas, mas agora temos uma mistura de jogadoras com bastante experiência e jogadoras jovens chegando com muita energia. O grupo permanece unido dentro e fora de campo. Gostamos de estar juntas, então os jogos pela seleção costumam passar rápido. Há um nível de competição muito saudável entre nós.
A mentalidade de trabalhar dia após dia para se preparar para jogos sempre difíceis. No Club América, sempre jogamos para vencer e disputamos tudo. Quero trazer isso para a seleção venezuelana, para que a gente compita da mesma forma em cada treino e cada jogo, amistoso ou não, para conquistar uma vaga entre as titulares ou a próxima convocação.
Seria a coisa mais incrível. Classificar para a Copa do Mundo é a razão pela qual trabalhamos tão duro. Temos um grande time para lutar por isso. Também seria um passo enorme para a frente. As meninas na Venezuela se inspirariam a sonhar, e o futebol feminino pode receber mais apoio, talvez com uma liga competitiva como a que tínhamos antes.
Publicado originalmente pela FIFA em 08/04/2026: Garcia: Belli deu confiança à Venezuela →