Rodriguez é atacante da seleção feminina da Costa Rica. As Ticas têm como objetivo uma terceira participação na Copa do Mundo Feminina. A jogadora do Kansas City Current falou sobre seu 2026 decisivo.
O lugar de Rocky Rodriguez na história do futebol feminino da Costa Rica já está garantido. Aos 21 anos, ela marcou o primeiro gol do país centro-americano em uma Copa do Mundo Feminina da FIFA™, com um chute tranquilo de perna esquerda contra a Espanha no Canadá 2015. Tanto no clube quanto na seleção, ela continua tão eficiente quanto sempre, aos 32 anos, e agora busca uma terceira participação nas finais mundiais com as Ticas, que retornam às eliminatórias da Concacaf no mês que vem, contra as Bermudas. Integrante do Kansas City Current, da NWSL, Rodriguez conversou recentemente com a FIFA sobre a próxima temporada do clube, o momento da seleção costarriquenha, a classificação para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™ e os avanços do futebol feminino.
Rocky Rodriguez: Agora estamos na pré-temporada, tem muita cara nova, temos uma técnica nova e estamos naquela fase em que todas estão tentando se entender e ficar prontas para o início da temporada. E com a seleção também é um ano grande, com eliminatórias, e está muito movimentado. Já começamos as eliminatórias no final do ano passado, e por isso, para muitas de nós, é muito significativo, porque estamos juntas há bastante tempo na seleção e é o maior palco para representarmos nosso país.
É difícil e muito exigente. Fico mais ocupada fora de campo, quando preciso me recuperar, me alimentar bem e fazer tudo o que está sob meu controle para me manter saudável. Acho que invisto a maior parte do tempo em coisas que vão me manter saudável, seja academia, sono, alimentação ou massagem, seja o que for. É difícil. As viagens também pesam, então tem muito planejamento envolvido.
Eu gosto muito de como a cidade se envolve com o clube. Acho que é um dos mercados da NWSL que tem essa conexão especial com as torcedoras na cidade, então essa é uma das coisas que eu mais gosto.
A Concacaf e o futebol feminino em geral estão ficando muito mais competitivos a cada ano, o que é algo bom. Eu gostaria que o futebol feminino na Costa Rica estivesse evoluindo tanto quanto no resto do mundo, porque sinto que ficamos atrás. Mas eu diria que nossa maior força é que todas as jogadoras já competiram em nível internacional. Sabemos o que é preciso para se classificar, sabemos o quanto é difícil. Sabemos o que a competição exige, e por isso acho que essa experiência é muito valiosa.
Eu gosto de me conectar com minhas companheiras de equipe, e quando consigo fazer isso, me dá força e motivação para fazer melhor. Também sempre digo que sei que tenho muito a aprender com as jogadoras novas. Acho que o que eu gosto de ser uma jogadora experiente é o fato de que não é necessariamente algo novo o que vamos passar. Se eu puder deixar minhas companheiras melhores, se eu puder fazer com que se sintam confortáveis, acho que o time fica melhor como um todo.
Com certeza marcar gols tem que ser uma das lembranças mais queridas, mas sabe o que mais? Eu gosto do ambiente na cidade, e isso vale também para as Copas do Mundo Sub-20, é sentir o ambiente e a emoção de um torneio. Também os recursos que existem. Por exemplo, treinar em campos de primeira qualidade, o que ainda não é sempre o caso no futebol feminino, então eu gosto de tudo isso. Não é necessariamente só os jogos, e claro que marcar gols é a minha coisa favorita de fazer, mas o ambiente, a atenção e a emoção são o que você quer fazer parte.
Significaria muito, porque é muito difícil chegar ao cenário mundial. Queremos não só nos classificar, mas também competir bem, se possível. Isso é algo que nenhuma seleção costarriquenha conseguiu fazer ainda. Nunca conseguimos avançar de uma fase de grupos, mas poder fazer parte do grupo que continuaria escrevendo história significaria muito. Fiz parte de uma geração que fez história para um país. É uma honra, e temos uma grande oportunidade pela frente.
Acho que primeiro precisa haver crença, e junto com ela precisa vir o trabalho. Essa é a base. No fim das contas, quando o jogo começa, é um jogo de futebol, e tentamos reduzir a diferença de nível. Para nós, o maior desafio é que não temos uma liga profissional no nosso país, então, para nossas jogadoras serem profissionais, precisamos deixar a Costa Rica, e nem todas as jogadoras do time estão fora da Costa Rica. Precisamos estar mais conscientes disso, mas se conseguirmos chegar à Copa do Mundo, significa que somos boas o suficiente para estar lá.
Provavelmente o investimento. No fim, tudo se resume a isso, né? Com investimento vêm melhores recursos e tudo fica um pouco mais profissional. Agora é um trabalho. Podemos ser profissionais. De como era quando comecei até agora é tão diferente. Pelo mundo todo cresceu muito. Acho que o número de jogadoras atuando agora, comparado a cinco ou dez anos atrás, é monumental. Existem muito mais ligas e mais jogadoras de todos os países.
É um jogo mais físico. Acho que alguns países sempre foram dominantes fisicamente, mas, em geral, parece que o jogo está ficando mais físico. É um requisito para certas posições ser rápida, mas parece que estão ficando mais rápidas a cada vez, então mais rápido e mais forte são as mudanças que notei.
Fotos: cortesia do Kansas City Current
Publicado originalmente pela FIFA em 11/09/2026: Rodriguez: a experiência da Costa Rica pode ser a diferença →